Estou ouvindo a Quinta Sinfonia de Beethoven.
Uma composição espetacular; uma sinfonia que tem quatro partes, cada uma sobre um dos elementos da Natureza: fogo, ar, água e terra.
A genealidade de Beethoven nos surpreende nessa sinfonia - são notas calmas mescladas com notas rápidas, tudo para dar a dimensão do que realmente é a Natureza em sua plenitude. E é fantástico como ele consegue isso...
Mas, é preciso se dedicar para ouvir as sinfonias, pois a maioria de nós foi muito mal preparado para ouvir a música clássica. As pessoas costumam responder: "Música clássica? É chata, a gente não entende nada!" Eu também já ouvi: "Pra mim não dá!"
Eu entendo 'desentendendo', afinal muitas coisas na vida precisam ser experienciadas, mas as pessoas preferem ligar o rádio e 'deixar o som rolar', por isso só conhecem e preferem as músicas comerciais.
Bom, não quero convencer ninguém, quero propor uma oportunidade de parar quatro, cinco minutos e ouvir... e pensar como um só homem, uma só mente pôde criar tudo aquilo... e como dizem os filósofos - descobrir que a inteligibilidade é uma característica do Ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário