.
Penso que ser estudante, acima de tudo, é se vincular à curiosidade, ao desejo de aprender. Ser estudante é se preparar para a entrada em um mundo onde o conhecimento é a principal estrada, um percurso que nos conduz da ignorância, que algumas vezes nos faz esnobe com qualquer 'algo-mais-que-se-sabe', à certeza de que quanto mais se estuda, se lê e se reflete sobre as relações da realidade e o conhecimento, menos se sabe - afinal quando realmente se 'sabe alguma coisa', a primeira noção que se tem é de que ainda falta tanto para aprender! -.
Penso que ser estudante é aprender que a humildade é um dos principais requisitos para as (muitas) caminhadas que o conhecimento nos oferece. Não a humildade dos que não estudaram ou que estão 'um estrato social' abaixo, mas aquele sentimento que ensina que aprender é ouvir, prestar atenção àqueles que estão na estrada a mais tempo.
Penso que ser estudante é, também, ter a ousadia necessária para a discussão sobre o conhecimento - mas, não se engane, a discussão não precede a leitura e o estudo, muito pelo contrário, a discussão que desejamos só pode acontecer após a leitura, o estudo e a reflexão da teoria e suas relações com a realidade.
Refletir sobre isso... necessário!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário