quarta-feira, 3 de março de 2010

ADONIRAN E BETH NA MINHA PRIMEIRA AULA.

.

.
E eu entrei na sala de aula.

Uma turma de 26 jovens (na verdade meninas e meninos) me esperava.

Uns olham com certa curiosidade; outros se entreolham e, na verdade, esse segundo grupo nem esta aí, só deseja que o professor não seja muito severo, pois assim os meninos podem levantar e correr pela sala e partir para o ‘esporte’ preferido dos estudantes de onde sou professor – se socar.

Olho para o grupo. Faço alguns segundos de silêncio e sinto (como se fosse uma certeza) que será bom cantar. E assim, como um ‘bom dia’, cantei.

“Não posso ficar, nem mais um minuto com você, sinto muito amor, mas não pode ser, moro em Jaçanã, e se eu perder esse trem, que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã, além disso mulher, tem outra coisa, minha mãe não dorme enquanto eu não chegar, sou filho único, tenho minha casa para morar, mas não posso ficar...”.

A turma fica me olhando, uns riem, outros divagam... e eu canto. Na verdade com um pouco de vergonha, mas, canto.

Depois explico que aquela canção é uma Música Popular (Brasileira) e que seu autor e cantor foi Adoniran Barbosa, já falecido.

A turma me olha mais um pouco; e eu só consigo pensar: “Insista!”. Então, canto mais duas ou três vezes. E na terceira vez, alguns já acompanham, principalmente na parte que diz: “[...] Além disso mulher, tem outras coisas [...]”.

E assim comecei o ano letivo de 2010 no quarto ano em que atuo como professor.

Vamos lembrar de Beth Carvalho: “Canta, canta minha gente, deixa a tristeza pra lá, canta forte, canta alto, que a vida vai melhorar [...]”.

Ah, Jaçanã é uma localidade de São Paulo!
.
.

Um comentário:

  1. Como eu gostaria de ter sido expectadora dessa maravilhosa aula...QUE VONTADE DE SER SUA ALUNA E TER A OPORTUNIDADE DE UMA TROCA CRÍTICA, DE CRESCIMENTO E TANTA SABEDORIA!!!
    Parabéns pela criatividade e ousadia!!!
    Beijos,
    Silvania.

    ResponderExcluir