sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LEIA E ESCREVA... ESCREVA E LEIA... MAS, ENTENDA!

.
Eu fico imaginando se todas as pessoas fossem estimuladas para escrever - não digo 'escrever' por escrever, como escrever um bilhete ou um cartaz; mas, escrever de verdade... escrever o que pensa, o que sente, o que imaginam... colocar para o mundo suas ideias, sem medo, sem medidas... só exteriorizar.

Mas a escola; a mídia, com seus grandes autores (não que não existam!) e a própria sociedade matam os escritores que somos... diz uma frase que 'nascemos originais e morremos cópias' e isso deve ser pensado por quem é professor ou professora. Manter a originalidade é difícil, principalmente num mundo de tantas regras e de tão pouca liberdade.

> É necessário refletir sobre o mundo e as regras - um mundo sem regras seria inabitável, mas com tantas regras... torna-se, também, quase, inabitável. É preciso que as pessoas simplesmente pensem mais sobre isso, mas para pensar mais e melhor... é preciso comunicação, é preciso escrever e ler, é preciso se envolver e ser envolvido pelas palavras, pelos significados das palavras, tanto isoladas quanto em conjunto... (as pessoas têm tido tanta dificuldade em ler e entender o que lêem!).

Como disse Paulo Freire: o caminho se faz ao caminhar.

Portanto, para resolver esse 'problema', que exponho, o que é necessário? Escrever, escrever, escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário