segunda-feira, 7 de março de 2011

OPINIÃ0 - CARNAVAL.

Carnaval como festa cultural está cada vez mais raro... é triste e desagradável a invasão de todos os espaços por pessoas sem a menor etiqueta-e-educação-pública - bebados, mijões, fumantes e usuários de drogas, que usam o "anonimato da multidão" para impor suas ações, geralmente exageradas, constrangendo a todos que compreendem, sem demagogia, que o direito de uma pessoa 'vai' até onde começa a de outra(s).

Mas, carnaval é arrecadação e também serve ao antigo-atual ditado: PÃO E CIRCO - e com isso governos e governantes se prestam a todo tipo de papel para promover as maiores e mais espetaculares festas, visando o ingresso nas cidades de milhares... milhões de visitantes, que não terão a mínima atenção e cuidado com o patrimônio público (prédios, ruas, praças, praias etc.), mas que pagarão para 'usar' e até 'depredar' nossas cidades.

Ontem ouvi uma senhora na Lapa explicando com simplicidade a situação: "As pessoas quebram lixeiras, fazem necessidades nos cantos e sujam as ruas, mas depois o município limpa e organiza tudo com o dinheiro que ganhou em impostos!"

O pensamento daquela senhora ignora que certas 'depredações', como a dos valores, são permanentes - tenho visto estrangeiros, ao lado de lixeiras, jogarem latinhas nas calçadas; se fosse no país deles, seriam multados, mas no Rio, na Lapa ou Praça XV (pela 'lógica' daquela senhora) pode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário